Vantagens dos hortofrutícolas da época

A sustentabilidade alimentar é uma preocupação atual no mundo alimentar moderno, seja a nível ambiental ou de saúde. Numa alimentação sustentável enquadra-se o consumo de produtos da época. Os produtos da época como não necessitam de tantos métodos de conservação contribuem para a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa, pois, o recurso a cadeias de frio, conservantes e outros elementos utilizados no tratamento destes alimentos é diminuído.

Precisamente pelo menor processamento destes alimentos, os produtos da época têm, geralmente, características nutricionais e organoléticas mais acentuadas como a cor, o sabor e o odor.

Os hortícolas e as frutas, os hortofrutícolas, são colhidos muitas das vezes verdes e passam muito tempo a serem transportados e por tratamentos térmicos de forma a conservá-los, para que possam ser consumidos fora da época. No entanto, há perdas de vitaminas e minerais logo após a colheita e tanto os vegetais como as frutas acabam por não atingir o seu auge de nutrientes por falta de tempo de maturação ao sol e de contacto com a sua fonte de produção.

As frutas e os hortícolas são fontes de fibras, vitaminas e minerais os quais ajudam na regulação das reações que acontecem no nosso corpo. A presença de fibras contribui para a regulação intestinal e controlo da absorção do colesterol. As vitaminas e minerais desempenham um papel fundamental como antioxidantes e elementos importantes que influenciam as reações do nosso organismo e por essa razão vou deixar-vos aqui três exemplos destes micronutrientes, em que alimentos eles se encontram e qual a sua função:

A vitamina C é uma vitamina com poder antioxidante e auxilia na prevenção do envelhecimento celular, está presente em alimentos como a laranja, o kiwi, o morango e vegetais de folha escura como o agrião, a salsa e os espinafres.

No auxílio do bom funcionamento da visão e da integridade da pele temos a vitamina A e podemos encontrá-la em alimentos alaranjados como a abóbora, a manga, o mamão e a cenoura.

O potássio é um mineral, presente na beterraba, no abacate e nodamasco, necessário para o funcionamento normal das células, nervos e músculos.

Todos estes, e muitos mais, benefícios nutricionais aliados ao sabor mais intenso e a um menor custo, tornam os hortofrutícolas da ápoca a escolha certa. 

Nutricionista Carla Mota (3489N)

ÚLTIMOS ARTIGOS