Sedentarismo – Mexa-se!

Neste momento atual em que somos obrigados a passar longos períodos de tempo em casa, pelo nosso bem-estar, pelo bem-estar do próximo, debatemo-nos com um problema: comportamento sedentário.

Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), o sedentarismo com um comportamento de vigília caracterizado por um dispêndio calórico baixo, estar sentado, deitado por longos períodos de tempo (a ver televisão, computador…)(Katzmarzyk et al., 2019).

Este tipo de comportamento acarreta sérias consequências à nossa saúde, que tem sido alvo de estudo ao longo dos últimos anos. Segundo o ACSM o comportamento sedentário aumenta a probabilidade de vir a sofrer de problemas cardiovasculares, hipertensão, excesso de peso, diabetes, tumores. Por isso é importante reduzir o comportamento sedentário e ser mais ativo para bem da nossa saúde, o nosso corpo agradece!(Katzmarzyk et al., 2019)

Segundo o Physical Activity Guidelines Advisory Committee (PAGAC) ser fisicamente ativo é uma das ações mais importantes que as pessoas de todas as idades podem adotar para melhorar a sua saúde. Por isso é recomendar que adultos saudáveis pratiquem entre 150 a 300 minutos de atividade física por semana de intensidade moderada ou 75 a 150 minutos de atividade física vigorosa. O treino deve ser dividido entre atividades aeróbias e de força(Piercy et al., 2018).

Vários benefícios são apontados ao nível da saúde de pessoas ativas, segundo a PAGAC pessoas ativas tem uma melhor saúde óssea, melhora a função cognitiva, reduz o risco de aparecimento de tumores, reduz a ansiedade e o risco de depressão, reduz o excesso de peso, reduz a probabilidade do aparecimento de diabetes tipo 2, melhora o sono…e no geral a nossa qualidade de vida, que é sem dúvida o mais importante!(Piercy et al., 2018)

Resumindo, acha que ainda não tem motivos suficientes para se manter ativo?! Mesmo em casa procure ser o mais ativo possível, tem inúmeras opções de treino online, brinque com os seus filhos com atividades dinâmicas, realize tarefas domésticas que o faça aumentar o seu gasto calórico.

Seja ativo, o seu corpo e a sua saúde agradecem!

João Mestre

Referencias Bibliográficas

Katzmarzyk, P. T., Powell, K. E., Jakicic, J. M., Troiano, R. P., Piercy, K., & Tennant, B. (2019). Sedentary Behavior and Health: Update from the 2018 Physical Activity Guidelines Advisory Committee. Medicine and Science in Sports and Exercise. https://doi.org/10.1249/MSS.0000000000001935

Piercy, K. L., Troiano, R. P., Ballard, R. M., Carlson, S. A., Fulton, J. E., Galuska, D. A., … Olson, R. D. (2018). The physical activity guidelines for Americans. JAMA – Journal of the American Medical Association. https://doi.org/10.1001/jama.2018.14854

ÚLTIMOS ARTIGOS