O que é um Personal Trainer e as suas funções

Um Personal Trainer (PT) é um profissional de Educação Física e Desporto com conhecimento nas áreas da Biomecânica, Fisiologia do Exercício ou Anatomia. O PT é um profissional que acompanha e interfere no funcionamento do corpo físico com objetivo de conseguir mudanças para a qualidade de vida do seu cliente.

Um PT é um prestador de serviço de acompanhamento particular, realizado por um profissional especializado, que se rege por uma base científica sustentada por instituições mundiais, especializadas na área da saúde, cuja qualidade e otimização do serviço permite a rentabilização do treino, obtendo resultados de forma segura, eficaz e motivante.

O PT deve-se interessar pelas pessoas colocando-as acima de todas as metodologias de treino e procedimentos técnicos, deve ter a capacidade de ajudar a integrar novos clientes no ginásio, procurando fomentar interação entre os seus clientes e os outros sócios do ginásio, deve ter uma boa capacidade de comunicação para poder explicar as suas ideias aos seus alunos de uma forma que estes compreendam (Sena, 2006).

A função de um PT deve ser compreendida como um processo de ajudas às pessoas a melhorarem a sua qualidade de vida através da prática do exercício físico. A intervenção do PT não passa simplesmente pela aplicação de uma receita de séries e repetições, mas pela “arte de cozinhar”. Um bom PT gosta de cuidar de pessoas, escuta atentamente, comunica de forma clara, vai direto ao assunto, é principalmente um educador. É líder de pessoas com conhecimentos de treino, nutrição e psicologia, que recorre a especialistas de diversas áreas quando os seus conhecimentos não chegam para alcançar os objetivos dos seus clientes. (Sena, 2005)

A prescrição dos exercícios varia consoante os interesses, objetivos, experiências ou níveis iniciais de aptidão. De um modo geral a prescrição do exercício tem como objetivo melhorar a saúde do cliente tanto a nível físico como psicológico, isto conduz ao aumento das responsabilidades do PT pois entre os clientes variam muito as suas estruturas físicas, idade, lesões, estado motivacional entre outras, por isso é que o PT deve manter uma relação ótima com o seu cliente, com um grande sentido de responsabilidade e conhecimento necessário para adequar o treino às necessidades individuais de cada cliente (Monteiro, 2006).

As qualidades que um PT deve possuir para atingir o sucesso, ou seja, para ter uma relação ótima com os seus clientes é principalmente a capacidade de ser um bom ouvinte para com o seu cliente, não só para ouvir as suas necessidades em relação ao treino, mas também para ouvir algumas confidencias relacionadas com a vida pessoal do mesmo (Pereira, 2009).

Em suma um PT tem que estar sempre atualizado em relação aos conhecimentos da área da saúde bem como das novidades de pesquisas dos artigos académicos. Tem que ter a capacidade de transmitir todos os seus conhecimentos para o seu cliente para que este possa atingir com ajuda do seu PT os seus objetivos.

Referências bibliográficas

Diogo, V. (2006). O negócio do Personal Training: Marketing one-to-one in Manual Fitness & marketing para a competividade dos ginásios e health clubs. Lisboa: Visão e Contextos.

Garay, L.C; Silva, I.L; Beresford, H. O treinamento personalizado: Um enfoque paradigmático da performance para o bem-estar. Revista Arquivos em Movimento, 2008.

Monteiro, Artur Guerrini. Treinamento Personalizado: uma abordagem didático-metodológica. São Paulo: Phorte, 2006

Oliveira, Roberto Cesar de. Personal Training. São Paulo: Atheneu, 1999.

Pereira, A. (2009). Do cuidado de si nas ginásticas de academia in O corpo e a política da vida- Rui Machado Gomes (ED) Porto.

Associações cognitivas sobre o personal training que se estão a tornar inevitáveis. Consultado a 7 de Abril de 2020 disponível em http://paulosena.com/2009/05/25/associacoes-cognitivas-sobre-o-personal-training-que-se-estao-a-tornar-inevitaveis/

Um bom Personal Trainer. Consultado a 7 de Abril de 2020, disponível em http://paulosena.com/2006/10/06/um-bom-personal-trainer/

ÚLTIMOS ARTIGOS