Exercício Físico vs Atividade Física vs Desporto vs Aptidão Física

O que é atividade física? E exercício físico? Desporto? Com muita frequência há a utilização destes conceitos de forma pouco correta.

Atividade, exercício físico, aptidão física são conceitos frequentemente utilizados de forma incorreta. Atividade Física é definida como qualquer movimento que o corpo realiza sendo produzido pela contração músculo-esquelética e, que acarreta dispêndio energético. Exercício Físico já consiste numa atividade física voluntária, planeada e estruturada, permitindo uma melhor condição física e saúde. Desporto consiste num exercício físico regulamentado, de caracter individual ou coletivo, cuja finalidade é alcançar o melhor resultado em competição.

Ao falarmos destes três conceitos, temos que abordar também aptidão física. Conjunto de atributos que se têm ou se obtém e com isto relacionam-se com a capacidade de desenvolver atividade física. Podendo se dividir em: skills (relacionada com equilíbrio, coordenação, agilidade), saúde (aptidão cardiorrespiratória, força) e fisiológica (relaciona-se com os sistemas biológicos).

Benefícios da atividade física e/ou exercício físico regular, estamos a falar de benefícios para a saúde (De acordo com Organização Mundial de Saúde, é um estado físico, mental e bem estar social), portanto haverá benefícios tais como:

  • Redução dos fatores de risco associados a doença coronária; melhoria da função cardiovascular e respiratória;
  • Aumento do sentimento de bem-estar; melhoria da prestação do trabalho; diminuição da ansiedade e depressão.

Em suma, segundo dados do Eurobarómetro Especial da Comissão Europeia (2017), a proporção de cidadãos europeus que nunca fizeram exercício ou feito algum tipo de desporto tem aumentado desde 39% em 2009 para 42% em 2013 e por fim 46% em 2017. Relativamente, a Portugal um em cada dez portugueses passa pelo menos 8h31m sentado e quase 80% dos portugueses também disseram não praticar outro tipo de atividade física (andar de bicicleta, dançar). 

Pump Cascais

Referências bibliográficas:

. Ruivo, R. (2019). Manual de avaliação e prescrição de exercício (5ª edição). Editora Self.

. Tavares, C. (2010). Prescrição de exercício em health clubs. Coleção “Fitness é Manz” (6ª edição). A. Manz Produções.

ÚLTIMOS ARTIGOS