DESVENDANDO OS MITOS PARA O SUCESSO NO BODYCOMBAT™

Faz sentido começarmos por explicar o que é o BODYCOMBAT™.

O BODYCOMBAT™ é um treino de fitness baseado nos diferentes estilos de artes marciais existentes, desde o Boxe, passando pelo Muay Thai, até ao Karaté, entre outras. É uma aula de grupo que junta os benefícios de um treino de combate com os benefícios de um treino cardiovascular e de força. É um treino sem qualquer contacto físico, ou seja, não há nenhum alvo para bater directamente, conhecido como Treino de Sombra.

Mas então como é que uma aula de grupo baseada em artes marciais que não tem contacto físico funciona e apresenta resultados?

BODYCOMBAT™ e o TREINO DE SOMBRA

Já sabemos em que consiste o BODYCOMBAT™, falta explicar como é que “bater em nada” durante 45 minutos funciona.

O “bater em nada” no mundo das artes marciais é conhecido como Treino de Sombra. Certamente já vimos, na televisão ou na internet, um lutador a fazer movimentos de combate no vazio do ar, sem nenhum alvo físicio à sua frente, e isso tem vários propósitos muito benéficos:

  • É um dos poucos treinos que podemos fazer em qualquer lugar sem a necessidade de equipamento.
  • Pode aplicar-se a qualquer arte marcial, pois não estamos condicionados a nenhuma regra específica.
  • Por não haver alvo podemos focar na técnica do movimento, sem risco de lesão;
  • Graças à repetição dos movimentos melhoramos a condição física, técnica, alinhamentos de ataque e de defesa, postura de pés e de combate.
  • Facilidade em memorizar combinações de combate de braços e de pernas.
  • Reforço da memória muscular.
  • Aumento de controlo sobre os movimentos: como não temos que nos preocupar onde e como bater, conseguimos ter uma melhor percecção do movimento, executando-o na sua amplitude correcta e trazendo-o de volta à base do ataque.

BENEFÍCIOS do BODYCOMBAT™

Graças ao grande número de repetições que fazemos durante uma aula, treinamos as pernas na sua totalidade, tonificamos os braços, costas e ombros e treinamos todo o nosso core de uma forma fenomenal – num treino de BODYCOMBAT™ fazemos o equivalente a 1700 crunches (abdominais) devido às rotações dos murros e pontapés que as diferentes artes marciais exigem. Também melhoramos muito a nossa coordenação, agilidade e velocidade queimando até cerca de 700 calorias numa só aula.

PARA OS QUE ESTÃO/QUEREM INICIAR NO BODYCOMBAT™

Certamente que a primeira sensação ao entrar numa aula de BODYCOMBAT™ será de desconforto, um pouco intimidados talvez enquanto fazemos a aula. Mas é por isso que o instrutor encarregue da aula começa sempre com um aquecimento onde ensina todos os nomes dos movimentos que vamos fazer durante a aula. Além disso, executamos esses mesmos movimentos várias vezes ao longo de 8/9 minutos de aquecimento, para ficarmos desde o início com uma perceção do que vem aí.

Depois vêm os treinos com diferentes intensidades, sempre com uma ou várias artes marciais na base desse treino: umas faixas mais direccionadas para braços (como o Boxe, Muay Thai, etc) e outras faixas direccionadas mais para pernas (Karaté, Capoeira, Taekwondo, etc).

É uma aula de intensidade intervalada, conhecida como HITT, ou seja, temos momentos de alta intensidade para desafiar o guerreiro que há em nós, e recuperamos com momentos menos intensos mas sem nunca baixar a guarda e parar verdadeiramente o treino.

O BODYCOMBAT™ tem uma grande variedade musical, com músicas escolhidas a dedo para cada momento do treino. Músicas que nos conseguem dar aquela energia extra para irmos mais longe, músicas para nos divertirmos durante a aula e, no final do treino, músicas mais serenas para alinharmos as nossas energias para o resto do dia.

De que está à espera para experimentar uma das modalidades de fitness mais frequentadas no mundo?

Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=su9YpZ5inDc

https://dynamomcombr.wordpress.com/2017/09/12/os-beneficios-do-treino-de-sombra-para-o-boxe-muay-thai-e-mma/

https://www.lesmills.com/workouts/fitness-classes/BODYCOMBAT™/#facType=modal&filterType=0&classes=bc

CRISTIANO MORAIS

12/4/2020

ÚLTIMOS ARTIGOS