Características do ovo

Alimento completo e de alta qualidade, o ovo apresenta uma riqueza em proteínas de elevado valor biológico, vitaminas, nomeadamente, complexo B, A, E, K, minerais, tais como o ferro, o fósforo, o selênio e o zinco, carotenóides como a luteína e zeaxantina e, ainda é fonte de colina (componente fundamental do cérebro).

Este alimento é composto por 3 estruturas que são a gema, a clara e a casca. A casca, rica em carbonato de cálcio, é uma estrutura cuja função principal é a proteção dos nutrientes do ovo. Por sua vez a gema, concentra praticamente todo o conteúdo em gordura e vitaminas e na clara temos metade do conteúdo proteico total do ovo (ovoalbuminas, ovoglobulinas, ovomucóide e conoalbumina).

O tamanho dos ovos varia entre pequenos S (menos de 53 g), médios M (entre 53 g e 63 g), grandes L (entre 63 g e 73 g) e gigantes XL (mais de 73 g). Na tabela em baixo está apresentada a composição nutricional do ovo tamanho M:

Gema (30,9%)

Clara (57.3%)

Energia

57,5 kcal

14.3 kcal

Proteina

2.7 g

3.3 g

Gordura Total

5.2 g

0,1 g

Colesterol

215 mg

0 mg

Vitamina A

84,0 µg

0 µg

Fósforo

80,6 mg

4,0 mg

Apesar deste alimento possuir uma elevada quantidade de colesterol, são vários os estudos epidemiológicos que não encontram nenhuma relação entre consumo de ovos e o risco de doenças coronárias. Estudos recentes sugerem ainda, que o maior “vilão” do aumento de colesterol no sangue se deve à ingestão de gorduras saturadas e não ao consumo de colesterol em si, uma vez que quando ingerimos alimentos ricos em gordura saturada, as partículas de LDL (“mau colesterol”) não são removidas da corrente sanguínea elevando o colesterol no sangue.

Nutricionista Filipa Esposeiro 3090N

Bibliogafia:

D, Novello, & Franceschini, Priscilla & Quintiliano, Daiana & Ost, Paulo. (2006). Egg: Concepts, analyses and controversies in the human health. Archivos latinoamericanos de nutrición. 56. 315-20.
Pizzolante, C. C. (janeiro – junho de 2012). O OVO E O MITO DO COLESTEROL! PEsquisa & Tecnologia, 9.
MAZZUCO, H. Ovo: alimento funcional, perfeito à saúde. Avicultura Industrial, n.2, p.12- 16, 2008.
Real, H., & Ferreira, M. (abril de 2012). O ovo – para saber mais .

ÚLTIMOS ARTIGOS