Babaganoush (pasta de beringela)

Tendo em consideração a sua composição nutricional, a beringela tem sido estudada pelos seus potenciais efeitos benéficos para a saúde. Os seus compostos fenólicos como as antocianinas, por exemplo, apresentam efeitos potencialmente protetores da saúde cardiovascular, atuando a nível do controlo dos níveis de colesterol LDL e inibindo vias pró-inflamatórias envolvidas em processos ateroscleróticos. Por outro lado, os carotenóides apresentam potenciais efeitos benéficos a nível da saúde ocular, em patologias como as cataratas e a degenerescência macular, e os glicoalcalóides têm sido estudados pelos potenciais efeitos anti-carcinogénicos.

De forma a tirar partido dos benefícios da beringela, sugerimos a seguinte receita que vai ajudá-lo a inclui-la na sua alimentação.

Ingredientes:

  • 1 beringela
  • 1 colh. sopa de tahini (pasta de sésamo)
  • 1 dente de alho
  • 1 colh. sopa de azeite
  • Sumo de ½ limão
  • Sal e pimenta preta a gosto

Preparação:

  1. Lavar muito bem a beringela.
  2. Assar a beringela inteira e com casca no forno, até o interior estar completamente macio; em alternativa, pode optar por assar a beringela diretamente no bico do fogão, até a casca ficar enrugada e queimada.
  3. Cortar a beringela ao meio e, com o auxílio de uma colher, retirar a polpa da beringela e descartar a pele.
  4. Colocar a polpa da beringela num processador de alimentos, juntamente com o tahini, o dente de alho, o azeite e o sumo de limão, e triturar. Temperar com sal e pimenta preta.

Nutricionista Ana Isabel Almeida

ÚLTIMOS ARTIGOS